O que um médico precisa fazer para se tornar especialista em coluna?
Para se tornar especialista em coluna é necessário, após 3 anos de residência em ortopedia e traumatologia, cursar, por mais 2 anos, a especialização de Cirurgia da Coluna Vertebral. No caso do Dr Allan Garcia, essa especialização foi realizada na Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Entidade com reconhecimento nacional em função da excelência na qualidade do ensino e formação de médicos especialistas.
Qual a importância de um médico membro da Sociedade Brasileira de Coluna?
A Sociedade Brasileira de Coluna é formada por Neurocirurgiões e Ortopedistas. Para fazer parte da Sociedade o médico deve comprovar experiência na área de cirurgia de coluna, publicar um artigo na Revista Coluna/Columna e ser aprovado em uma prova teórica e outra prática. Ou seja, é a comprovação de que o paciente será tratado por um profissional qualificado.
O que um ortopedista especialista em coluna pode oferecer em relação ao meu tratamento?
Existem várias possibilidades para abordagem do paciente com patologias da coluna. Mas cada uma deve ser indicada de acordo com a patologia apresentada e o perfil do paciente. A maioria dos casos são tratados de forma conservadora, ou seja, sem cirurgia.
Todos os casos de hérnia de disco necessitam de cirurgia?
Em torno de 95% dos casos de hérnia de disco não necessitam de tratamento cirúrgico. A indicação de cirurgia ocorre nos casos em que não há melhora com o tratamento conservador ou em caso de sintomas como perda de força do membro, disfunção urinária e/ou intestinal em função de hérnia, dificuldade para caminhar.
Como é a recuperação após o tratamento cirúrgico na coluna?
Geralmente o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao tratamento, já caminhando sem auxílio e com recomendação de repouso relativo.
O que é infiltração e como ela pode ajudar a melhorar a minha dor na coluna?
A infiltração ou bloqueio da coluna, se refere a um procedimento realizado de forma percutânea (sem cortes) utilizando seringas e agulhas para a administração de medicação analgésica e anti-inflamatória no ponto exato de origem da dor ou parestesia (dormência). O procedimento pode ser realizado em toda a extensão da coluna, desde a região cervical, torácica, lombar até o sacro e cóccix. Além disso, podem ser empregados diferentes medicamentos para tratar problemas diversos, desde hernias de disco, desgastes nas articulações e até mesmo contraturas.
Qual o objetivo da infiltração na coluna?
Infiltrações e bloqueios da coluna têm como objetivos principais a redução da dor e a melhora da função. Esse procedimento diminui o processo inflamatório local. A infiltração na coluna também auxilia o seu médico a identificar a fonte da dor. O tipo da infiltração realizada irá depender da causa básica do problema na coluna.
Quais os benefícios e quanto tempo dura o efeito da infiltração lombar?
Os efeitos e benefícios da infiltração variam de acordo com o problema tratado e as medicações aplicadas. Em geral, os efeitos duram de 3 a 6 meses e consistem no bloqueio da dor, diminuição da inflamação, melhora da lubrificação e mobilidade da coluna.